domingo, novembro 11, 2007

A Fátima... de Felgueiras

AOS PONTOS A QUE "ISTO" CHEGOU!!!

Câmara paga defesa de Fátima Felgueiras

200 mil euros foi quanto saiu dos cofres da autarquia para custear as despesas da presidente de Câmara, a ser julgada no caso "saco azul". Outros dois arguidos beneficiam de 80 mil. Autarca diz que não tem bens em seu nome.

O advogado de Fátima Felgueiras, Artur Marques, confirma que as despesas do processo estão a ser pagas com verbas da autarquia, situação que considera «normal». Os autarcas têm, de acordo com a lei, «direito a apoio jurídico», refere o causídico, citado pelo DN.

A equipa de advogados já terá recebido 200 mil euros. Os arguidos Júlio Faria e Horácio Costa, ex-presidente e ex-vereador do município, respectivamente, receberam cada um 40 mil euros, avança o CM.

Sem bens em seu nome

Em 2006, a autarca foi condenada a pagar uma indemnização de 10 mil euros por difamação a Horácio Costa, que foi quem denunciou o "saco azul" na Câmara de Felgueiras (mais tarde constituído arguido). A autarca disse que não tinha dinheiro e foi autorizada a pagar a mesma em dez prestações mensais.

Segundo o jornal, a arguida detinha em 2000 um extenso património imobiliário - mais de uma dezena de apartamentos e propriedades rústicas. Contudo, garantiu em julgamento que não tinha bens em seu nome, pelo que dificilmente poderá compensar a autarquia dos custos milionários da defesa, suportados pelo erário público.

23 crimes

Fátima Felgueiras é acusada de cinco crimes de participação económica em negócio, seis de corrupção passiva, quatro de abuso de poder, três de prevaricação e cinco de peculato. O processo envolve mais quinze arguidos.

A autarca, que fugiu para o Brasil após acusação e ordem de prisão preventiva, acabou por regressar a Portugal, ficando a aguardar julgamento em liberdade. Voltou a candidatar-se à presidência do município e foi eleita como independente em 2005.