quarta-feira, janeiro 07, 2009

Remo, da glória à agonia...


A asfixia financeira das Colectividades é uma crise já com três anos. Os protocolos não são respeitados devido à "embriaguês" das opções dos novos estádios de futebol (Euro 2004).

Tudo o que é amador, são os novos "sem abrigo".
O que é que de glorioso o futebol tem dado à Nação?
Quantos milhões de euros foram aplicados nessa modalidade?
Foi um bom ou mau investimento?
Os cidadãos, mesmo os apaixonados do futebol reafirmam, esmagadoramente, o erro crasso de tais decisões.
Hoje, além de poucos espectadores, esses estádios ainda alimentam administrações!
É incrível que um País de recursos modestos, se dê ao luxo de esbanjar desta forma irracional. Sempre que investimos mal - de forma errada - ficamos, todos, mais pobres!
No entanto esses "génios",têm uma história, que a História se envergonha.


1 Comments:

Blogger Messias de Sarrazola said...

Meu Caro Jorge Afonso:
De quando em vez venho aqui dar uma espreitadela ao teu “Olho Nu”.
Creio que, hoje, ninguém tem dúvidas que a construção do Estádio foi uma grande asneira.

Claro que, nestas coisas, nós os portugueses arranjamos desculpas para empurrar responsabilidades para as “costas” dos outros. Aquilo foi construído para satisfazer e sossegar a euforia que então se vivia. A Assembleia Municipal que é o porta-voz e o sentir de todos os aveirenses, desde o cidadão mais humilde, até àqueles que vivem ainda um saudosismo nefasto do passado, votaram, não direi maciçamente, porque em verdade penso que, o PCP votou contra.

Assim, o que ali está construído é a vontade expressa da maioria dos Aveirenses, portanto não há um responsável directo, Poderá haver, admito, um Pilatos!

Foi asneira? Hoje penso que sim. Mas quantos de nós, nas nossas vidas, não fizemos já asneiras de palmatória?
Eu, embora não seja importante para o caso, não detestando, não ligo ao futebol.
O desporto, todo ele, deveria ser fomentado e praticado nas escolas. Acho muito bem que nas freguesias, em todos os lugares ele fosse uma preocupação das nossas “autoridades” políticas. Mas nada de subsídios, só logística.

Sou contra profissionalismos, e mesmo contra subsídios seja para o que for, salvo honrosas excepções.

De qualquer modo, gosto de ver e ouvir falar do nosso “Ronaldo”em todas as línguas, e nos quatro cantos do mundo.
Faz-me pensar e sinto-me feliz pelas conclusões a que chego.
Já viste um rapaz que esteve quase para ser um potencial “menino de rua” no que se transformou?

Bem, quanto ao caso do estádio, e dele só por si nos depauperar os impostos e taxas, é verdade que efectivamente além de mantermos o “monstro” temos ainda o complemento de manter administradores que ninguém sabe o que lá fazem.

Mas neste país em que pagamos impostos, e mais impostos sobre os impostos, e em que alguns “ídolos” que admiramos, (tirando os que se safam das malhas da justiça) acabam por malhar com as costas na prisão, qual é a tua admiração e preocupação, de termos de manter algumas pessoas que, tirando a dúvida de ninguém saber o que fazem, até hoje são comprovadamente honestas quanto a desvios de dinheiros?

Quanto às colectividades ou agremiações tens alguma razão, mas reconhece que, há colectividades e colectividades…
Nem tudo funciona como deveria, mas sobre isso nem me quero pronunciar, para não fazer pagar os justos pelos pecadores.

Mas muito melhor que “financiar” futebóis, colectividades, associações, e grupos culturais, era termos tudo isso incluído nas nossas escolas...
É que, se tivéssemos tudo isso lá dentro, mais tarde, quando essas crianças fossem adultas, fomentariam e orientariam com conhecimento de causa, o desporto e a cultura e tudo o mais que faz falta às populações.
E acredita que tudo isso era possível sem andarem a esboroar dinheiros que deveriam ser canalizados para os nossos idosos mais pobres, para casas de repouso, e para aqueles que, não conseguem ter, por deficiência física ou miséria humana, uma vida condigna.

Mas aí tínhamos outro problema…
Lá acabavam as IPSS e os ATLS, e outras coisas mais, que vivem de subsídios, tal e qual aqueles que, agora reclamas para as colectividades e associações.
É tudo muito complicado meu Caro Amigo...
Mas é a vida!

Mas quanto ao “estadiozito” olha que também tu contribuíste ao dares o teu voto ao partido em que votaste, já que, me parece bem que nessa altura ainda não havia o Bloco de Esquerda, a emergir como está agora!
Um abraço amigo Jorge Afonso

1:36 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home