sábado, janeiro 27, 2007

ASSEMBLEIA MUNICIPAL, UM ANO E TAL...

ASSEMBLEIA MUNICIPAL, UM ANO E TAL…


Após mais de um ano da eleição da actual Assembleia Municipal, é possível tirar algumas conclusões, várias delas de balanço negativo.
A começar pela Sra. Presidente da Mesa da Assembleia Municipal, Regina Bastos, que, definitivamente não se adapta ao lugar que ocupa fazendo uma gestão arbitrária do tempo disponibilizado a cada deputado para usar da palavra. Chegou mesmo a suspender os trabalhos uma vez, mediante o excesso de tempo usado por um deputado e por outra mediante os protestos de outro deputado, ambos da Oposição, por não terem sido aceites os seus requerimentos. Porém, este critério não é universal, sendo mais benevolente com os tempos da Coligação PSD/PP e, até admite linguagem imprópria e insultuosa por parte de poucos deputados da Coligação mesmo fora do seu tempo de intervenção, sem sequer deixar um reparo.
As últimas eleições autárquicas tiveram um resultado inesperado, pois o anterior executivo PS, perdeu a maioria absoluta que detinha, nem com maioria relativa ficou, dando de mão beijada não só essa maioria relativa como também a maioria absoluta à Coligação de Direita! Portanto, tratou-se de uma evolução de 360º: na essência tudo ficou igual!
Cabe agora, analisar se essa “evolução” foi para melhor ou, em que sentido vai. Assim deveria ser já que, é para isso, a mudança, que os eleitores decidem entregar os seus votos a uma alternativa.
Tendo a actual Assembleia Municipal uma maioria absoluta de Direita PSD/PP a seu favor, perdida pelo anterior executivo de maioria absoluta do PS, esperava-se a mudança necessária. Nada disso se passa! Os antagonismos e ambiguidades evidentes na funcionalidade da Coligação “Juntos por Aveiro” são indisfarçáveis devido à falta de estratégia municipal.
Analisando o comportamento das bancadas dos vários Partidos, e começando pela ala direita vemos um PP sem outra estratégia que não seja agarrar-se, com unhas e dentes, à Coligação de que faz parte, com intervenções redondas e, por vezes, arruaceiras.
Mais ao lado, a bancada do PSD, parceiro principal da dita Coligação, a babilónia ideológica é evidente a tangenciar, por vezes, as contradições mais conservadoras e populistas da Direita é uma constante, tanto no interior do Partido como na gestão da coisa pública a começar e a terminar, sempre, pelo Passivo das contas camarárias herdadas do executivo do PS/Aberto Souto. E disto não conseguem sair!
A cabeça primeira a rolar na Coligação, a do segundo secretário da Mesa da Assembleia Municipal (PSD) devido ao “e-mail” enviado a Raul Martins (PS) onde censurava a actuação dos vereadores do CDS/PP, pelos vistos com alguma razão, (que infantilidade política) são demonstrativas do vazio de quem não esperava ganhar as eleições para os órgãos camarários! O tratamento dado pelo executivo ao caso Aveiro Basket, levantado publicamente pelo Bloco de Esquerda, é exemplo da falta de rumo do executivo. Élio Maia, por vezes, sente-se perdido no leito da incompetência de alguns dos seus afáveis companheiros de executivo e, por isso, é o comandante de um barco que mais parece um queijo suíço. Quimera de outros tempos, é aquilo que este executivo faz sentir!?
A seguir, a bicéfala bancada do PS, ainda não tomou rumo certo de maior Partido de Oposição. Comprometida que está na defesa das políticas de Alberto Souto que deixaram um rombo nas finanças da autarquia, perde-se, por vezes, em interesses de índole pessoal e do anterior executivo em vez de seguir um percurso de política de Esquerda que tão necessário é, naquela Assembleia. A discussão da Moção sobre a IVG, apresentada pelo Bloco de Esquerda, é demonstrativa disso mesmo. Apesar do deputado do Bloco ter dito de início que a moção estava aberta a alterações que quisessem introduzir, dando assim abertura política, o PS respondeu, a mais que uma diferente voz o seguinte: o Bloco que altere o conteúdo da moção e depois veremos. Nitidamente, tiveram medo de comprometer-se com a política de Esquerda que só pode ser pelo esclarecimento e pelo SIM. As ambiguidades no PS, infelizmente, são frequentes.
Quanto ao PCP, continua igual a si próprio e como exemplo dou a posição que assumiu perante a moção que atrás comentei…igual à do PS e, portanto, um erro político para quem quer assumir política de Esquerda e diz ser a favor do SIM.
Quanto à bancada do Bloco de Esquerda não vou aqui tecer comentários em causa própria… limito-me, e bem, ao juízo de quem o quiser fazer.

Jorge Afonso

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Sr.º Jorge Afonso, é com imenso prazer que o leio, até porque sou um fiel adepto da liberdade de expressão e de voto, no entanto no que à política diz respeito creio que existem vias institucionais para resolver questões relacionadas com a praxis municipal. Quando fala em direita e esquerda, esquece que quem elegeu a dita coligação, detém a mesma legitimidade para o fazer que aqueles que elegeram os representantes do bloco de esquerda, sendo de acrescentar que após eleitos, devem de pugnar pelo bem comum e não apenas em função daqueles por quem são eleitos. Julgo também, que em política se devem discutir ideias e não pessoas, ideias essas que não devem permanecer amarradas a conceitos, há muito desgastados de direita e esquerda política, no fundo muletas para uma mais eficaz manipulação dos menos informados. Ser bloquista, para mim é ser aberto à diferença, à pluralidade, à liberdade, dizer não ao pre-conceito...lutar por uma sociedade diferente, que para o ser têm de aniquilar as vacas sagradas da direita e esquerda política. Vivemos numa época de globalização, isso é inegável...num mundo em que os países estão cada vez mais próximos e paralamente mais distantes entre si, a dinâmica social flui a um ritmo cada vez mais célere...como se podem então continuar a usar chavões de tempos pré-revolucionários...passaram cerca de trinta anos e em Portugal...o passado e o presente confundem-se. Para mim não se confundem. Acha que existem semelhanças entre o PSD e o PS de há trinta anos e os de hoje? ...talvez aqueles que mais idênticos tenham permanecido sejam exactamente o CDS e o PCP...e porquê? Quanto a mim, precisamente pelo facto de serem aqueles que mais confundem o presente e o passado. Quanto ao Ps e PSD, navegam onde os deixarem navegar...quanto ao bloco...navegar é preciso...mas pelas àguas da diferença marcada e marcante e não nas àguas da igualdade anestesiante. Sim há diferença! na política também. Espero que aceite o que lhe disse como um debate de ideias, porque a mim apenas me interessa discutir ideias...porque se discutimos pessoas, quer dizer que não há ideias. A política devia ser pautada pelo respeito entre os representantes dos cidadãos que os elegem, respeito esse consubstanciado numa relação institucional correcta. Era importante que todos os políticos se lembrassem, que estão lá representando a comunidade, não só quem os elegeu...e que a sua conduta devia sempre ter isso em consideração. Respeito o seu blog, apenas o comento da forma que o faço, porque ao aparecer da forma que aparece, deixa de expressar as suas opiniões e passa a ser um veículo de divulgação partidária e...nessa condição, a minha opinião , faz quanto a mim todo o sentido. Li o Sr.Jorge Afonso representante do bloco de esquerda por Aveiro e não o Jorge Afonso, como tal é o primeiro que comento, não a pessoa, porque como ja disse, em política devem-se discutir ideias e não pessoas.

Por uma sociedade diferente, por uma política diferente.

Saudações

1:28 da tarde  
Blogger OLHO NU said...

Caro anónimo:
Agradeço o seu lúcido comentário... a crítica é um excelente instrumento.
Se me permite, um só reparo:
Não pretendo nem quero discutir pessoas mas sim, as atitudes que tomam na prática da vida diária e as consequências das mesmas na Sociedade.

10:07 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Bom dia, as minhas felicitações pela sua atitude, publicou o comentário, por isso quanto a mim, distinguiu-se positivamente pela diferença. Quanto à lucidez do meu comentário, bem...devo dizer que também a lucidez ou falta dela é algo de meramente contextual.

Saudações

12:17 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home