SCUTs E PORTAGENS BEM REAIS
SCUTs E PORTAGENS BEM REAIS
Muito se tem dito e pouco esclarecido sobre a questão das SCUTs, portagens virtuais, auto-estradas, estradas alternativas e, ainda, a nova “treta” do utilizador pagador.
O que é uma SCUT e como se constrói?
É uma questão em que os próprios dirigentes do PS, impulsionadores do projecto, dão bem mal conta de si, não sabendo defender um sistema de rede viária que é um bom meio de desenvolvimento regional. De facto, a força das contradições neste partido da esfera do poder é tal que, o próprio José Sócrates não sabe o que dizer sobre a aplicação de portagens nestas estradas.
Uma estrada com perfil de auto-estrada (scut) é construída por um consórcio de empresas vencedor de um concurso feito pelo Estado. Este consórcio constrói a dita estrada e o Estado não investe um cêntimo! Naturalmente, a empresa que tem a concessão da referida estrada, recebe uma quantia, paga pelo Estado, por cada viatura que lá passa… tal como a BRISA recebe pelas portagens dos camionistas e automobilistas que atravessam as estradas da sua concessão. Ora, se o Estado paga por nós, e somos muitos, é uma despesa que tem de suportar e não é pequena, é fácil incutir nos utilizadores a ideia de terem de pagar… o chamado princípio do utilizador pagador, encontra aqui pernas para andar. Mas, aquilo que é honesto dizer é que, cada um de nós, quando compra um litro de combustível, paga para as SCUT cerca de 6 cêntimos e que, quando compra um carro novo, o brutal IA é, também para suportar as referidas estradas!
Assim foi criado um imposto no combustível e na aquisição de viaturas novas para auto sustentar a construção e manutenção das estradas alternativas ás super lotadas estradas nacionais e auto estradas da poderosa BRISA. Digam-me, se souberem, qual a alternativa, daqui (Aveiro) para o Porto, à auto-estrada da BRISA?... A estrada nacional 109 não o é com toda a certeza por passar por dentro de povoações, Vilas e até cidades, sendo por isso, perigosa para o tráfego de pesados e não oferecer boas condições de fluidez para o intenso tráfego de automóveis. O princípio do utilizador pagador é, uma autêntica vigarice e uma fórmula de extorquir dinheiro aos condutores, inventado pela parceria política do PSD/PP. Por este princípio, têm sido introduzidas taxas nos vários serviços públicos porque, os agiotas da nossa praça acham que, “quem utiliza deve pagar”… ora, quantos de nós pagam e não utilizam, felizmente, por exemplo, os serviços de saúde, o sistema de desemprego, de pensões, etc? Um sistema público é para ser solidário que é criado e não para ser sobre taxado com ideias de pagar quando se utiliza.
O automobilista é uma espécie de galinha de ovos de ouro para os políticos merceeiros que nos governam, à custa daquilo que nos conseguem subtrair, senão vejamos: compra-se um novo carro e paga-se, de imediato o brutal IA ( para as SCUT). A seguir é necessário pagar o Seguro…depois o selo de circulação para a manutenção da rede viária (o selo é uma portagem). Como já disse, em cada litro de combustível pagamos cerca de 6 cêntimos para as SCUT. Pagamos, também, as cada vez mais caras portagens das auto-estradas, as reparações oficinais e as inspecções periódicas, para não falar dos custos da carta de condução e nas multas que, episodicamente, o deficiente sistema de fiscalização do trânsito nos vai aplicando…tudo com taxa de IVA de 21%!!!
A propósito das inspecções periódicas das viaturas cabe, e bem, aqui dizer que, vai sendo tempo de, se aos condutores é exigido viaturas em segurança, aos proprietários das ruas e estradas, Câmaras municipais e IEP, ser igualmente exigido terem as ruas nas devidas condições de segurança e, até serem multados quando assim não for… ou a lei é só para uns e não para outros?
Ide, por essa União Europeia fora e, logo aqui ao lado, em Espanha, vereis as Autovias (scuts) que não se pagam… os espanhóis já estão perto dos 10.000 km de scuts e, nós, sempre bem atrás de quem quer que seja, qualquer dia estamos nos 600 km!
Cá por mim, troco os novos estádios de futebol e outras obras megalómanas por, estradas boas e seguras pagas com os impostos que me impõem!
Muito se tem dito e pouco esclarecido sobre a questão das SCUTs, portagens virtuais, auto-estradas, estradas alternativas e, ainda, a nova “treta” do utilizador pagador.
O que é uma SCUT e como se constrói?
É uma questão em que os próprios dirigentes do PS, impulsionadores do projecto, dão bem mal conta de si, não sabendo defender um sistema de rede viária que é um bom meio de desenvolvimento regional. De facto, a força das contradições neste partido da esfera do poder é tal que, o próprio José Sócrates não sabe o que dizer sobre a aplicação de portagens nestas estradas.
Uma estrada com perfil de auto-estrada (scut) é construída por um consórcio de empresas vencedor de um concurso feito pelo Estado. Este consórcio constrói a dita estrada e o Estado não investe um cêntimo! Naturalmente, a empresa que tem a concessão da referida estrada, recebe uma quantia, paga pelo Estado, por cada viatura que lá passa… tal como a BRISA recebe pelas portagens dos camionistas e automobilistas que atravessam as estradas da sua concessão. Ora, se o Estado paga por nós, e somos muitos, é uma despesa que tem de suportar e não é pequena, é fácil incutir nos utilizadores a ideia de terem de pagar… o chamado princípio do utilizador pagador, encontra aqui pernas para andar. Mas, aquilo que é honesto dizer é que, cada um de nós, quando compra um litro de combustível, paga para as SCUT cerca de 6 cêntimos e que, quando compra um carro novo, o brutal IA é, também para suportar as referidas estradas!
Assim foi criado um imposto no combustível e na aquisição de viaturas novas para auto sustentar a construção e manutenção das estradas alternativas ás super lotadas estradas nacionais e auto estradas da poderosa BRISA. Digam-me, se souberem, qual a alternativa, daqui (Aveiro) para o Porto, à auto-estrada da BRISA?... A estrada nacional 109 não o é com toda a certeza por passar por dentro de povoações, Vilas e até cidades, sendo por isso, perigosa para o tráfego de pesados e não oferecer boas condições de fluidez para o intenso tráfego de automóveis. O princípio do utilizador pagador é, uma autêntica vigarice e uma fórmula de extorquir dinheiro aos condutores, inventado pela parceria política do PSD/PP. Por este princípio, têm sido introduzidas taxas nos vários serviços públicos porque, os agiotas da nossa praça acham que, “quem utiliza deve pagar”… ora, quantos de nós pagam e não utilizam, felizmente, por exemplo, os serviços de saúde, o sistema de desemprego, de pensões, etc? Um sistema público é para ser solidário que é criado e não para ser sobre taxado com ideias de pagar quando se utiliza.
O automobilista é uma espécie de galinha de ovos de ouro para os políticos merceeiros que nos governam, à custa daquilo que nos conseguem subtrair, senão vejamos: compra-se um novo carro e paga-se, de imediato o brutal IA ( para as SCUT). A seguir é necessário pagar o Seguro…depois o selo de circulação para a manutenção da rede viária (o selo é uma portagem). Como já disse, em cada litro de combustível pagamos cerca de 6 cêntimos para as SCUT. Pagamos, também, as cada vez mais caras portagens das auto-estradas, as reparações oficinais e as inspecções periódicas, para não falar dos custos da carta de condução e nas multas que, episodicamente, o deficiente sistema de fiscalização do trânsito nos vai aplicando…tudo com taxa de IVA de 21%!!!
A propósito das inspecções periódicas das viaturas cabe, e bem, aqui dizer que, vai sendo tempo de, se aos condutores é exigido viaturas em segurança, aos proprietários das ruas e estradas, Câmaras municipais e IEP, ser igualmente exigido terem as ruas nas devidas condições de segurança e, até serem multados quando assim não for… ou a lei é só para uns e não para outros?
Ide, por essa União Europeia fora e, logo aqui ao lado, em Espanha, vereis as Autovias (scuts) que não se pagam… os espanhóis já estão perto dos 10.000 km de scuts e, nós, sempre bem atrás de quem quer que seja, qualquer dia estamos nos 600 km!
Cá por mim, troco os novos estádios de futebol e outras obras megalómanas por, estradas boas e seguras pagas com os impostos que me impõem!
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