domingo, março 09, 2008

A, JUSTIFICADA, LUTA DOS PROFESSORES




A TAL FICHA DE AVALIAÇÃO QUE, FRANCISCO LOUÇÃ LEVOU AO PARLAMENTO

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
(Decreto Regulamentar nº2/2008)

ANOS LECTIVOS 2007/2009

NOME DO DOCENTE: __________________________________________________


Dimensão Ética
GRELHA DE OBSERVAÇÃO DA ACTIVIDADE DOCENTE FORA DA SALA DE AULA

Indicadores Valoração 1ª 2ª 3ª
Assiduidade
Faltou a mais de 10% das actividades lectivas que lhe estavam distribuídas à excepção das legalmente equiparadas a prestação de serviço docente
Faltou a menos de 10% das actividades lectivas que lhe estavam distribuídas à excepção das legalmente equiparadas a prestação de serviço docente
Não teve qualquer falta não equiparada a serviço efectivo
Serviço distribuído Recusou, por motivos injustificados, pelo menos uma vez, o exercício de um cargo ou função de natureza pedagógica ou

Exerce de forma pouco adequada o cargo ou função de natureza pedagógica para que foi eleito ou designado
Recusou, por motivos justificados, o exercício de um cargo ou função de natureza pedagógica ou
Exerce de forma adequada o cargos para que foi eleito/designado
Teve um desempenho de qualidade no exercício dos cargos ou funções para os quais foi eleito ou escolhido
Atitude

Verbaliza a sua insatisfação/satisfação face a mudanças ocorridas no Sistema Educativo/na Escola através de críticas destrutivas potenciadoras de instabilidade no seio dos seus pares

Verbaliza a sua insatisfação/satisfação face a mudanças ocorridas no Sistema Educativo de forma serena e fundamentada através de críticas construtivas potenciadoras de reflexão

É um agente de mudança apresentando sugestões nos órgãos próprios que visam a melhoria da qualidade do ensino e da educação que se pratica na escola

Ignora como recurso na educação dos alunos os projectos da escola que não são da sua responsabilidade/ não participou na sua concepção e/ou actividades do PCT, PAA
Participa, como recurso na educação dos alunos, em projectos que não são da sua responsabilidade/ não participou na sua concepção e/ou actividades do PCT, PAA apenas quando isso lhe é solicitado
Articula por sua própria iniciativa as suas práticas com os recursos que visam melhorar a educação dos alunos enriquecendo com os seus contributos projectos da responsabilidade e concebidos por outros professores e /ou actividades do PCT, PAA



Dimensão profissional
Grelha de análise dos resltados escolares dos alunos
Observações
Indicadores Valoração 1ª 2ª 3ª
Relação Pedagógica


Mantêm uma relação pedagógica com os alunos produtora de:
• expulsão de aluno(s) da sala de aula;
• atitudes de rejeição do aluno face à frequência da respectiva aula;
• desinvestimento do aluno na disciplina.


Mantém, recorrendo aos mecanismos legais à sua disposição uma relação pedagógica com os alunos: não utiliza o mecanismo de expulsão de alunos da sala de aula.
Mantém com os alunos uma relação pedagógica potenciadora de inclusão e de investimento pessoal dos alunos na melhoria dos seus próprios resultados de aprendizagem
Resultados escolares dos alunos Os alunos das turmas atribuídas ao docente pioraram ou mantiveram o seu desempenho
Os alunos das turmas atribuídas ao docente apresentam um desempenho adequado e congruente com o esperado e de acordo com as metas enunciadas no agrupamento
Os alunos das turmas atribuídas ao docente melhoraram o seu desempenho ultrapassando o previsto nos objectivos pessoais enunciados e/ou mas metas enunciadas na escola
Envolvimento nas actividades de apoio aos alunos


Coloca as causas do insucesso dos alunos em situações de vida do discente ou no seu perfil:

não adequa os apoios às necessidades e recursos dos alunos.
Elabora e aplica os planos de apoio legalmente previstos sem contudo satisfazer as necessidades de aprendizagem da maior parte desses alunos
Elabora e aplica os planos de apoio legalmente previstos e/ou estratégias inovadoras satisfazendo as necessidades de aprendizagem da maior parte desses alunos.
Redução do abando
Não manifestou, enquanto professor do aluno/da escola envolvimento no combate ao insucesso como causa de abandono escolar.
Cumpriu as directrizes emanadas dos diferentes órgãos a que pertence e ligadas ao insucesso como causa de abandono escolar
Concebeu e/ou está envolvido em projectos da escola que visam como primeiro objectivo o combate ao abandono escolar
Formação
Não se envolveu em nenhum processo de avaliação
Realizou formação obrigatória
Realizou Formação por iniciativa própria
Projectos de Investigação e Inovação Educativa Não realizou

Realizou na sequência de solicitação por parte do OG
Realizou por iniciativa própria
Consulta aos Pais/Enc.de Educação



DATA: ___/___/____ A Presidente do Conselho Executivo