sábado, março 29, 2008

ISTO, ASSIM, NÃO VAI LÁ...




ASSIM, ISTO NÃO VAI LÁ...

MOVEAVEIRO
A falta de transparência e honestidade política, percorre a nossa sociedade devido à postura de grande parte da classe política e dos mesquinhos jógos de interesses, comandados pelo Poder económico. Vejamos até onde vai a mesquinhês de certas cabeças, “bem pensantes”, da nossa Assembleia Municipal.
Há dias atrás, o Bloco de Esquerda, apresentou na dita, duas Moções devidamente fundamentadas, relativas à empresa municipal MoveAveiro, propondo uma, a municipalização da empresa, sendo por isso extinta e, os respectivos serviços inseridos na Câmara Municipal tal como era anteriormente, e outra, a exigência de, por parte do Estado, ser dado o mesmo tratamento aos transportes do município de Aveiro que é dado aos transportes do Porto e Lisboa que, são subsidiados. São seis, os municípios que têm serviço social de transportes públicos. No entanto, só os daquelas duas grandes cidades são, efectivamente, subsidiados pelo próprio Estado. Estranho... não é? A este propósito, vou reler “A cidade e as serras” de Eça de Queiroz... sim, porque é caso para tal, entender que há serras e cidades, Freguesias e Vilas, aldeias e locais, urbanos e saloios... e, por isso, portugueses de primeira água e portugueses de águas salobras.
A MoveAveiro, criada no anterior mandato autárquico com o intuito, correcto, de obter da parte do Estado subsídios, não atingiu esse mesmo objectivo. Portanto, lógico é que, não tendo sido atingido o objectivo para o qual foi criada, seja extinta. Mas não... pensais que a coisa tomava esse caminho?! A “coisa” serve e servirá, como tem servido, para afrontar os trabalhadores daquela empresa e, se possível, descartá-los! O Vereador, Pedro Ferreira, presidente do Conselho de Administração da empresa, tentou argumentar em defesa da sua desastrosa administração mas, mais não conseguiu que desfiar redondas ideias sobre coisa nenhuma e, não apontar a cabal solução como lhe compete.
Mas, objectivamente, nenhuma das moções, tal como é costume, mereceu a aprovação das bancadas municipais da Maioria PSD/CDS-PP! Não querem cumprir aquilo que prometeram na campanha eleitoral de, extinguir as empresas municipais e, pasme-se, nem a Moção que exigia do Estado, o tratamento igual para a atribuição de subsídios ao serviço social dos transportes, depois de muito a elogiarem, quiseram aprovar. Inacreditável!

MOÇÃO DE CENSURA
O PCP tomou a iniciativa de, apresentar uma Moção de Censura ao Executivo camarário. Independentemente do juízo de valor que façamos de tal iniciativa política, trata-se, sempre, de um ponto de alta polítca. Assim não foi tratada pela Mesa da Assembleia e, relegada para último ponto da Ordem de Trabalhos.
Discordo do tempo real de tal inaciativa mas, a questão objectiva não é essa mas sim, apreciar a actividade do Executivo camarário, discuti-la profundamente porque, disso bem precisa quem, como este Executivo, demonstra uma enorme falta de maturidade política.
A presidente da Mesa da Assembleia, resolveu agravar a situação ao não permitir, como é regulamentar, a 2ª volta de discussão. Para isso, serviu-se da Maioria parlamentar para fazer do Regimento, tábua rasa... bonito exemplo de democracia, não é sra. presidente?
De permeio a tudo isto, o PS abandonou a sala e, por isso, não votando a dita Moção.

FUNCIONAMENTO DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL
Esta Maioria PSD/CDS-PP, é por vezes, perversa e não distingue sequer o preto do cinzento.
Não se apercebem que, quando a senhora presidente diz: “os senhores têm estado aqui, a partir pedra”, se dirije a todos os deputados e não a uma só parte deles, e que estão a ser tratados como “pedreiros e cantoneiros” ou senão, que nome se dá a quem parte pedra!? A sra. Presidente falta ao respeito a todos, sem excepção mas, naquilo que me toca, não fica sem resposta e reparo. De imediato protestei contra a atitude de linguagem da dita sra., acabando por, nisso mesmo, ser o porta voz de quem tem dignidade política.
O problema da senhora presidente é, o facto de ser deputada da bancada do PSD na Assembleia da República e, por isso mesmo, querer estar com pé cá e outro lá, espremendo o funcionamento com o corte da discussão, desta Assembleia Municipal. O PSD, por tradição, oferece-nos candidatos doutras paragens e, por aquilo que se tem visto, ou desaparecem ou quando ficam, não dignificam.
O movimento de emancipação das mulheres, não tem nesta senhora uma boa embaixadora e, por esta me fico... até ver!

Jorge Afonso
(publicado no Diário de Aveiro e, Ecos de Cacia)